10 benefícios para as empresas que investem em Marketing!

Antes de falar dos benefícios, é preciso entender o Marketing em toda a sua dimensão. Como já falado em outros textos, o Marketing é responsável por mudanças no que diz respeito ao Produto, Serviço, Preço x Valor, Praça e Comunicação.

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (Associação Americana de Marketing)

As empresas terão mais probabilidade de sucesso se perceberem as mudanças do mercado, analisando seus concorrentes e, principalmente, as mudanças de comportamento do seu público-alvo. Ter informações de qualidade e saber agir estrategicamente a partir delas. O mercado encontra-se muito dinâmico e competitivo, portanto a constância dos investimentos em Marketing é determinante para o sucesso de uma organização.

Investir em Marketing traz muitos benefícios. Listei, aqui, 10 que considero valiosos:

1. Força da Marca: a marca torna-se conhecida e desejada pelas pessoas;
2. Fidelidade de Clientes: os clientes, se feito o Marketing de Relacionamento, tornam-se fiéis, consumindo sempre e ainda indicando para amigos;
3. Aumento nas Vendas: ações direcionadas para o público-alvo fazem com que os gatilhos mentais os levem às compras;
4. Colaboradores Orgulhosos: trabalhar em uma empresa com marca forte faz os colaboradores terem maior senso de honrar a marca.
5. Percepção de Superioridade: aos olhos das pessoas, marcas fortes possuem qualidade e desempenho superiores de produto ou serviço;
6. Menos Sensíveis às Ações de Concorrentes: os concorrentes vão atacar em algum momento, porém se a marca trabalha com constância seu marketing, a ação do concorrente não será tão sentida pela empresa;
7. Mais Resistentes às Crises: crises vão existir, mas uma marca forte continuará sendo consumida;
8. Podem Vender Valor e não Preço: é muito mais vantagem para uma empresa vender seu produto ou serviço por um valor superior ao de mercado e uma marca forte possibilita isso;
9. Facilita o Trabalho da Área Comercial: o trabalho do marketing oferece ferramentas que auxiliam o comercial, como materiais gráficos, digitais, pesquisas com informações importantes, entre outros;
10. Melhor Relacionamento com Fornecedores: praticar o Marketing de Relacionamento com fornecedores favorece uma relação mais amigável e de ganha-a-ganha.

Você já está pensando no Planejamento de Marketing para o ano que vem? Você pode começar fazendo uma pesquisa com seus clientes, colaboradores e algumas pessoas chave envolvidas com a empresa para, depois, pensar nas estratégias envolvendo seu Mix de Produtos e Serviços, Preço, Praça e Comunicação. É importante rever as ações realizadas nos anos anteriores, as que tiveram melhor desempenho. Para isso, crie Planilhas com Indicadores dos valores investidos e retorno deste investimento.

“Marketing é valor para as empresas”

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