Alunos: a razão de ser de um Professor!

Meu texto traz o orgulho que sinto em exercer esta profissão que carrega uma responsabilidade enorme. O espaço vazio de uma sala de aula é preenchido por jovens que trazem consigo uma série de emoções: entusiasmo, sonhos, ambições, dúvidas e muito mais.

Enquanto profissionais da Educação, acredito que a melhor forma de incentivá-los é dando exemplo. É mostrar que é preciso estudar muito, ralar muito, ser altamente profissional nos negócios, no sentido de ter a ética acima de tudo e buscar, sempre, pela qualidade do trabalho executado.

Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes. (Sêneca)

 Quando entra em sala de aula, um professor também carrega consigo muitos sentimentos e com eles um grande propósito: formar pessoas e profissionais melhores, instigando-os para sua carreira profissional. Nossa maior recompensa é quando um aluno vem dividir conosco uma conquista, um emprego, um novo projeto e, principalmente, quando nos mostra que está feliz e quando sentimos que tivemos participação para que aquilo acontecesse.

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! (Paulo Freire)

Preparar aula e corrigir provas é algo trabalhoso sim. Afinal, toda profissão tem algo de trabalhoso. Mas a profissão de professor tem algo de muito especial: a satisfação que ela nos proporciona por poder contribuir na formação e na vida de outro ser humano. E isso é maior do que tudo. O aluno é a nossa razão de ser.

Compartilhe