As lideranças e o trabalho de endomarketing.

Gostaria de ressaltar, neste texto, algo que influencia diretamente no processo do trabalho de marketing. Um líder pode alcançar excelentes resultados com o marketing como também pode conquistar resultados aquém do que deseja.

Primeiramente, é necessário entender o papel de um líder no contexto geral da empresa. Existem diversas definições sobre liderança, porém vou me ater a um conceito próprio: um líder é aquele que entende de gente, que busca servir gente, e por aí vai. Gostar de gente, tratar as pessoas bem, ser parceiro, pensar em uma relação ganha a ganha. Humildade pessoal mais força de vontade profissional é uma fórmula que funciona muito bem na liderança.

Na grande maioria das vezes, a primeira ação do planejamento que percebo como necessária é trabalhar a liderança. Deste ponto em diante, as demais páginas do planejamento com ações, não irão funcionar com total desempenho se este primeiro item não estiver alinhado.

Normalmente, em paralelo às ações de marketing externo, voltado para o consumidor final, trabalhamos o Endomarketing nas empresas, e é aqui que entra a influência dos líderes. Eles desempenham um trabalho fundamental de disseminar com suas equipes tudo aquilo que a empresa vem trabalhando no marketing. Isso em busca de melhores resultados, de forma que as ações estejam alinhadas entre público interno e externo.

O Marketing dá grandes resultados sim! Ele é importantíssimo para o crescimento das empresas. Porém, em como todos os setores da empresa, o papel do líder é que se torna determinante para resultados “extraordinários”.

Endomarketing

Trabalho de endomarketing realizado, nesta semana, com alguns líderes e colaboradores do cliente Cereais Célia.

Leia também: Palestra com Max Gheringer

contato@heloisajeremias.com.br

 

Compartilhe