Atendimento como diferencial!

Este não é o primeiro texto que falo sobre Atendimento e não será o último!

Você acredita que o atendimento faz diferença para uma marca?

O atendimento está se tornando um diferencial entre as empresas, principalmente em um mercado tão dinâmico de consumidores exigentes e concorrentes por todos os lados.

Existem muitas pessoas dispostas a pagar por produtos e serviços com valores maiores devido ao atendimento de excelência que recebem. Basta você se imaginar como consumidor que vai entender que isso é verdade, além de algumas pesquisas que têm na área e que colocam o atendimento como fator mais importante para o consumidor definir sua compra.

Sua empresa sabe por onde começar para ter um atendimento excelente? Comece pela contratação de colaboradores que gostem de fazer isso, que saibam lidar com gente e que estejam dispostos a sorrir, mesmo diante de qualquer situação contrária no dia dele. Porém, esses colaboradores precisam ser constantemente treinados, motivados a manterem o padrão de excelência desejado. É preciso ter procedimentos padrões, estar sempre impecável na apresentação pessoal, entre outras atitudes, principalmente de “tratamento”, da forma como esse colaborador irá tratar o cliente.

Um bom atendimento faz o cliente comprar, voltar e ainda indicar a empresa para seus amigos. Portanto, valorize seus clientes e os tratem de forma digna, como você gostaria de ser tratado.

Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos”. (Walt Disney)

Se sua empresa não fizer isso, alguém fará e será seu concorrente. Isso significa que sua empresa vai perder clientes, perder faturamento, e vai se perder no mercado.

Gosto muito de um conceito refletido nesta frase: “Seus clientes não esperam que sejas perfeito. O que esperam é que você resolva o problema quando algo sai mal” (Donald Porter). O cliente, certamente, quer ter um atendimento muito bom, receber um produto de qualidade a um preço justo, porém mais do que isso, o maior desejo é sentir que a empresa se importa com ele! Pense novamente em você enquanto consumidor.

O marketing está diretamente relacionado com o atendimento, já que faz parte da prestação de serviços. Portanto, antes de colocar sua marca nas ruas, procure alinhar sua promessa para o consumidor com aquilo que você realmente vai entregar para ele. Em outras palavras, arrume a casa antes de receber o cliente!

Leia também: Como está a performance da sua empresa?

contato@heloisajeremias.com.br

Compartilhe