Colaboradores engajados, clientes satisfeitos!

Tão fácil de entender, tão difícil de praticar. Empresas do mundo todo sabem da importância de manter profissionais altamente comprometidos com os trabalhos e objetivos da empresa.

Mas, e quando a própria empresa não possui estes objetivos tão definidos e passados de forma clara para seus colaboradores? Então, ela precisa entender que eles não entenderão seu propósito.

O endomarketing é uma área do marketing focada no cliente interno. Através de pesquisa para conhecer o público interno, o profissional de marketing elabora um Planejamento com ações que irão ajudar a empresa neste processo. Desde simples ações para manter uma comunicação interna objetiva e transparente, até ações de maiores proporções a fim de estimular a motivação da equipe.

Fala-se em estimular porque a motivação é de cada pessoa, é de dentro para fora. Um colaborador deve desempenhar da melhor forma sua função, não porque seu chefe pediu, mas porque é dele querer fazer o melhor.

Ao citar o chefe, é muito importante ressaltar o papel das lideranças neste momento. Não há planejamento extraordinário que resista se não existirem bons líderes. As ações podem funcionar por alguns períodos, mas não será algo sustentável para a empresa.

O que precisa ser feito as empresas sabem, mas a diferença entre as empresas excelentes das não excelentes é que elas colocam em prática por meio de uma cultura da disciplina. As empresas excelentes sabem que se parar de colocar as coisas em prática, se parar de inovar, de investir em pessoas, e tudo o mais, a empresa também vai parar.

“A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores é um reflexo direto da qualidade do relacionamento que ela estabelece com seus colaboradores.” (Daniel Costa)

Portanto, se a empresa deseja ter clientes satisfeitos, o melhor investimento que você tem para fazer é em seus profissionais. Empresas que conseguem ter as pessoas certas, nos lugares certos e engajadas são mais lucrativas.

Se sua empresa ainda não pensa nos colaboradores com o mesmo carinho que pensa nos clientes, está na hora de rever isso, pois você está perdendo muito mercado e deixando de crescer.

Compartilhe