Faça Marketing de Relacionamento!

Como profissional de Marketing Estratégico, tenho uma dica valiosa para sua empresa: faça Marketing de Relacionamento porque os consumidores têm muitas opções à sua disposição e também estão desejando criar vínculo com as empresas.

Imagine que, quando seu cliente chega até você, este é um momento único para atendê-lo de forma superior aos seus concorrentes. As pessoas buscam mais do que comprar, buscam ter uma experiência de compra, seja ela no meio físico ou virtual. Sua equipe precisa estar muito preparada e alinhada para atender esse cliente e garantir que, mesmo que ele vá em um concorrente, ele perceba a diferença e volte para você.

O processo de vendas exige muitos contatos e, especialmente, requer que a empresa se aproxime do cliente, criando afinidade com ele. O Marketing de Relacionamento é uma ferramenta poderosa neste processo, pois ele é responsável por manter uma comunicação frequente (e quem não é visto não é lembrado), como também cria uma amizade com o cliente.

MARKETING DE RELACIONAMENTO É CONSTRUÇÃO DE VALOR, SATISFAÇÃO E FIDELIDADE DO CLIENTE.

Algumas perguntas precisam ser feitas para iniciar o Marketing de Relacionamento:

  1. Quem são seus clientes?
  2. Quantos compram com regularidade?
  3. Você consegue separar eles por perfil de consumo e perfil demográfico?
  4. Quem são seus clientes “especiais” e que merecem maior atenção?
  5. Qual proposta de valor você tem para oferecer para eles?

AS EMPRESAS EXISTEM PARA CRIAR E PRESERVAR SEUS CLIENTES. NÃO PARA CRIAR PRODUTOS, COMO MUITA GENTE IMAGINA. OS PRODUTOS SÃO EFÊMEROS; OS CLIENTES NÃO. (DON PEPPERS)

Ações que você pode adotar para criar vínculo com seu cliente, fazendo com que ele volte e também indique sua empresa:

  • Redes Sociais (realizada por profissionais qualificados);
  • Whatsapp;
  • Emailmkt;
  • Brindes;
  • Ligações,
  • Eventos.

Conteúdos a serem abordados:

  • Datas comemorativas;
  • Aniversário do cliente;
  • Promoções especiais;
  • Posicionamento da marca;
  • Assuntos de interesse (de acordo com o perfil do cliente).

Existem muitas estratégias que podem ser adotadas e cada empresa deve procurar a melhor de acordo com seu segmento de mercado e público-alvo. O que não pode é deixar de manter este relacionamento que é tão valioso nos dias atuais. “Se os indivíduos na organização não estiverem pensando nos clientes, simplesmente não estarão pensando em nada. Se a organização não cuidar de seus clientes, alguém tomará o seu lugar” (Kotler).

70% da verba de marketing é destinada para a conquista de novos clientes.

90% das receitas da empresa vêm dos clientes atuais.

A informação acima também é realidade na sua empresa? Reflita por alguns instantes sobre isso! Talvez seja necessário dar um pouquinho mais de atenção aos seus clientes atuais.

Leia também: Liderança feminina nas empresas.

contato@heloisajeremias.com.br

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