Incentivar é melhor do que “apenas”lecionar!

Um novo semestre está prestes a começar e uma coisa não sai da minha cabeça: como posso, neste semestre, incentivar mais jovens na sua vida profissional? Mais do que lecionar sobre marketing, meu propósito como professora de universitários é ajudá-los a crescerem como alunos e profissionais.

Nós, professores, quando entramos em sala de aula, sabemos que boa parte dos que estão ali não estarão muito interessados. Alguns em dúvida do curso, outros porque não gostam muito de estudar, entre outras questões. Não sou do tipo de professor que se lamenta ou que não entende o comportamento de determinados alunos, sempre busco trazê-los para perto de mim, focando especialmente naqueles que realmente estão ali atentos a cada palavra que falo.

Penso que, embora eu tenha experiência no marketing, hoje em dia está muito fácil para os alunos estudarem sobre isso na internet, em livros, em vídeos. Acredito que preciso sim passar meu conteúdo, minhas experiências práticas, mas principalmente tornar o aluno protagonista do seu estudo. Para isso é preciso ouvi-los, fazê-los refletir, solucionar problemas, realizar atividades práticas.

Eles estão ali, assim como um dia eu estive, com tantas incertezas e inseguranças, então por que não apoiá-los e entendê-los? Nada é tão gostoso como ver um aluno se dando bem em um trabalho, em uma carreira, sabendo que a gente ajudou nesse processo. Nada, nem salário em dobro! Eu quero vê-los crescer e quero fazer parte dessa história. Independente da disciplina que leciono, seja Introdução ao Marketing, Estratégias de Marketing, Planejamento, Marketing de Relacionamento, Marketing Digital, entre outras, o que mais gosto mesmo é de ajudar na transformação de jovens.

Costumo fazer algumas perguntas para eles no primeiro dia de aula, entre elas: o que você vai fazer para transformar este semestre no melhor que você já teve? E se eu perguntar se gostariam de ter sucesso na vida profissional, todos dizem que sim. Mas qual é seu plano para isso? O que você vai fazer, imediatamente, para ter sucesso na vida profissional? Sim, tem que começar já!

“Pare de temer e comece a crescer”. Nadia Gargiulo

Muitos alunos não acreditam na sua própria capacidade, e eu faço questão de acreditar! Porém, sempre colocando que é preciso planejamento, dedicação, perseverança, e que não é fácil. O principal é fazer algo que goste muito de fazer e se preparar todos os dias para fazer isso melhor do que outros. Isto significa estudar para sempre, buscar se aperfeiçoar e estar atento às mudanças e mudar sempre que necessário.

Leia também: Marketing Pessoal é valor para a sua carreira profissional!

contato@heloisajeremias.com.br

Compartilhe