Liderança Feminina nas Empresas

Mulheres no comando de empresas e um novo olhar de liderar Pessoas! É assim que vejo a grande vantagem de se ter mulheres em cargos de liderança. Este texto não vai falar das desigualdades que ainda existem e que sabemos, mas sim evidenciar as qualidades das mulheres para o crescimento das empresas.

9fxff5s3tjzxfzso5esiu1ack

“Nunca tive sala, ficava no meio de todos os funcionários. Não gosto de nada fechado. Eu gosto muito de gente e acho que todo gestor tem de gostar de gente.” (Sônia Hess – Dudalina)

Nós, mulheres, possuímos uma alma generosa, de afeto, que acaba colaborando na forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Nas empresas, portanto, isso facilita o relacionamento já que lidamos com Pessoas o tempo todo. Para liderar, é preciso ter empatia, entender o que se passa com o colaborador e agir da melhor forma, trazendo ele para o objetivo que desejamos atingir. Isso se faz com ternura e firmeza, não com força.

Luiza-Helena-Trajano

“Todo mundo fala que é difícil liderar uma equipe, lidar com pessoas. O meu conselho é: aprenda a tirar o melhor delas. Eu uso isso em todos os aspectos da minha vida. Quando chega uma secretária nova – porque as minhas sempre são promovidas – eu deixo ela trabalhar durante três meses e não falo nada. Não dou nenhum palpite. Quando eu percebo aquilo que ela faz bem, quando entendo o trabalho dela, é aí que apareço para dar sugestões e orientar.” (Luiza Trajano – Magazine Luiza)

Algumas qualidades da liderança feminina:

  • facilidade nos relacionamentos interpessoais;
  • comunicação mais humana;
  • a intuição feminina ajuda para tomar decisões;
  • favorecem o trabalho em equipe;
  • possuem maior empatia e olhar humano;
  • a mulher possui uma visão sistêmica das coisas;
  • mulheres possuem mais persistência diante das dificuldades;
  • a sua atenção aos detalhes é muito importante em diversas ocasiões,
  • mulheres costumam lidar melhor com atritos nas empresas.

Recentemente, há 2 meses, li um livro que gostaria de indicar a leitura para todas as mulheres que almejam liderar equipes, empresas e, mais ainda, liderar sua própria vida: A Arte da Guerra para Mulheres, da Consultora de Negócios Ching-Ning Chu.

41GaEedecoL

Este livro aborda sobre sobre a sabedoria oriental e como nós, mulheres, podemos utilizar da melhor forma nossas forças naturais. Ela cita 05 características que as mães têm e que as tornam boas líderes:

  1. Sabedoria;
  2. Confiabilidade;
  3. Benevolência;
  4. Coragem,
  5. Rigor.

De acordo com a Grant Thornton, empresa de consultoria empresarial, o Brasil está à frente da média global de mulheres em cargos de CEOs e diretoras executivas. No último ano (2017) a pesquisa constatou um aumento de 5%, comparado ao ano anterior, e atingiu os 16%, superando a média global de 12%. (Fonte: Grant Thornton – site sbcoaching.com.br)

Mulheres são tão competentes quanto os homens nas empresas! Pense o quanto uma liderança feminina pode ser estratégica para o seu negócio!

Leia também: Dica de Livro para Mulheres

contato@heloisajeremias.com.br

Compartilhe