Marketing Social e a conquista de clientes!

É natural que, com a evolução do marketing, as empresas passem a adotar novas estratégias em busca de conquistar clientes. O que antes funciona muito bem, a propaganda propriamente dita, hoje já não é suficiente. É importante lembrar as Eras do Marketing, de acordo com Kotler e de forma resumida, para entender o porquê de estar se falando do Marketing Social:

  • Marketing 1.0: era voltada para o produto, o apelo era apenas funcional.
  • Marketing 2.0: começou a se dar mais importância para o consumidor, o apelo passou a ser funcional e emocional.
  • Marketing 3.0: era dos valores, de as empresas tratarem seus consumidores de forma mais humanizada, o apelo passou a ser funcional, emocional e espiritual (de espírito humano).
  • Marketing 4.0: era na qual estamos, mantém o espírito do marketing 3.0, porém reforça a questão da conectividade.

“As pessoas se importam mais com as empresas que se importam com elas. Estamos testemunhando o surgimento do Marketing 3.0, ou a era voltada para os valores. Em vez de tratar as pessoas, simplesmente, como consumidores, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.” – Kotler

Diante de um consumidor cada vez mais exigente e cobrando boas ações das empresas, é importante que o Marketing Social passe a fazer parte do Planejamento de Marketing da empresa, e existem diversas formas de fazer uma boa ação, entre elas: apoiar campanhas sociais, promover campanhas sociais próprias da empresa, incentivar causas sociais entre os colaboradores, como arrecadação de roupas, de brinquedos, etc. Também podem ser feitas ações em prol da natureza, da sustentabilidade. A questão é “adotar uma causa”.

O mais importante neste processo é que a empresa realize algo genuíno, não apenas para fazer seu marketing perante seu cliente, mas sim para realmente ajudar na construção de um mundo melhor, mais humano e solidário. Para isso, a empresa pode analisar, dentre as ideias, aquela que está mais de acordo com seu perfil de negócio, de pessoas, da sociedade onde vive.

“50% dos brasileiros já valorizam a participação social das empresas na hora de consumir”. (Marketing de Conteúdo)

Sua empresa já fez algo neste sentido? Já usou o Marketing Social para o bem do mundo e, junto com isso, melhorou sua imagem no mercado? Pense nisso, você estará ajudando a sua empresa, porém fazendo o bem e ajudando outras pessoas!

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