O design visual é fator determinante para o sucesso da empresa.

Antes de falar sobre o assunto, gostaria de esclarecer que estou abordando, aqui, apenas o aspecto visual do design como, por exemplo, na aplicação da identidade visual das empresas, criação de campanhas, de embalagens, entre outras. Digo isso, pois o design, como um todo, é algo muito mais abrangente, que envolve não apenas o visual, mas o funcional, entre outras definições.

Já ouviu falar em Branding? De forma resumida, trata da construção e fortalecimento de uma marca.

Do ponto de vista de quem consome, a marca é uma percepção, resultante de experiências, impressões e sentimentos vividos em relação à determinada empresa, produto ou serviço. 

(Flávio Henning)

Sou uma grande defensora de que a empresa precisa ter excelentes profissionais na criação de peças que, em conjunto, formarão a imagem da empresa perante seu público alvo. Eu mesma, como profissional de consultoria de marketing, sou muito exigente neste aspecto e posso afirmar que isso é determinante para os resultados que a empresa almeja alcançar.

Certamente, para contratar profissionais com alto padrão na criação, a empresa vai precisar investir um valor maior do que contratar profissionais com desempenho médio. Por outro lado, o retorno é certo!

Outra coisa importante de destacar é a visão que muitos empresários têm sobre a parte de criação. Muitos acreditam que, para “chamar atenção”, a peça precisa conter textos com as letras grandes e, ainda, destacadas com “caneta marca texto”. Um grande erro pensar desta forma. O menos é mais. Um design visual limpo, como se costuma dizer, é o que deixa a imagem da empresa mais elegante, moderna, atual e que fará ela se destacar.

Branding, ou “Gestão de Marcas”, é um programa que gerencia e visa à convergência entre as diversas áreas relacionadas a uma marca, com o objetivo de agregar valor ao produto/serviço fazendo assim que ele se diferencie no mercado.

(Flávio Henning)

Com uma excelente imagem em mãos, o trabalho dos vendedores acaba se tornando mais fácil também, pois os materiais falarão por si só e irão transmitir os conceitos e valores da empresa para os clientes.

Pensem nisso com mais cuidado! Afinal, existe muita concorrência no mercado, muita marca para o consumidor escolher e sua empresa não vai querer se apresentar de qualquer jeito ou vai?

Compartilhe