Profissional de Marketing de Valor

Este é um texto voltado para estudantes e profissionais que desejam atuar na área de marketing, pois estando com freqüência em sala de aula, senti essa necessidade.

Algumas características vêm da parte técnica do negócio do marketing, que é dominar o assunto, ler muito sobre marketing e se envolver em diversas atividades que estejam relacionadas à área.

Vejo a profissão de marketing como algo promissor, pois se por um lado o marketing ainda é pouco conhecido na sua dimensão e não tão valorizado como se gostaria, os profissionais têm um amplo espaço para conquistar. Ou seja, se poucas empresas fazem o marketing como deveria ser feito, e em algum momento terão que fazer, nós estaremos ali para mostrar trabalho.

A profissão de marketing exige que o profissional esteja disposto a encarar riscos, mesmo que calculados, há riscos. Por isso, a todo o momento, este profissional estará tomando decisões com o intuito de solucionar problemas da empresa. Sendo assim, nós da área de marketing, podemos nos considerar como agentes de mudanças e nosso foco, necessariamente, é o resultado!

Outras qualidades do profissional irão depender da sua postura no mercado e, principalmente, diante de seu cliente. Se tivesse que resumir em apenas 05 itens, diria:

  • Seja ético;
  • Mesmo sabendo muito sobre marketing, seja “humilde” com seu cliente se quiser conquistá-lo;
  • Apaixone-se pelo seu cliente e pelo cliente dele;
  • Atenda seu cliente com respeito e seriedade;
  • Cumpra seus prazos.

Acreditem, tem muita empresa precisando do nosso trabalho. Tem muita empresa que só precisa de um profissional de marketing que ensine o melhor caminho, sem arrogância e sem propor idéias milagrosas.

“O profissional de marketing é apenas mais um profissional para a empresa, que precisa cumprir o que foi acordado com o cliente e apresentar resultados. Ele não é um ser superior, nem tem razão sobre tudo.”

Compartilhe