Quem é seu cliente ideal?

Já parou para pensar que nem todas as pessoas serão clientes ideais para você? No marketing, também chamamos eles de público-alvo, justamente por ser aquele tipo de cliente que desejamos atingir. Independente de qual seja o seu negócio, antes de mais nada, você precisa definir quem é seu cliente ideal para que possa direcionar suas ações para ele.

De uma forma geral, um cliente ideal é aquele que precisa do produto ou serviço que você oferece e que pode pagar por ele. Porém, nem sempre esse cliente saberá que precisa do seu produto ou serviço, ele desconhece que você pode ajudá-lo a resolver um problema. Com relação a ele poder pagar, muitas vezes o que falta é ele ter a percepção de valor daquilo que está sendo oferecido.

“A chave do sucesso em vendas é você passar mais tempo com os melhores clientes.” (Brian Tracy)

No trabalho de Consultoria e Assessoria de Marketing que realizo, tenho muito claro quem são meus clientes ideais e, em um primeiro contato pessoal de prospecção, procuro mostrar todos os benefícios que meus serviços oferecem, apresentando de que forma podemos fazer isso juntos. Tem dado muito certo! As empresas que trabalham comigo, hoje, estão completamente alinhadas com os trabalhos que realizamos juntos e existe uma sintonia, um relacionamento de confiança e respeito. Isso se chama parceria!

E no seu negócio, você está conseguindo atingir seus clientes ideais? Brian Tracy defende que você precisa encontrar uma necessidade emocional no seu cliente, a qual seu produto ou serviço pode satisfazer. Adoro este pensamento, que também vem ao encontro do pensamento do papa do Marketing, Kotler: “Ainda que o cliente pense que está agindo com a razão quando compra pelo preço, é com a emoção que ele está decidindo.”

Mais do que ter claro quem é o cliente ideal para sua empresa, você precisa fazer por merecer esse cliente, fazendo com que ele continue comprando por um longo período e, ainda, comprando em maior quantidade. Para isso, você terá apenas que manter algo determinante em um relacionamento: RESPEITO! Nele, está tudo aquilo que seu cliente merece para dar o retorno que você tanto deseja. Resumindo, tratando seu cliente com respeito significa que você está dando atenção, cumprindo prazos, qualidade, honrando sua palavra. Tão simples como, mas tão difícil quanto! Porque, infelizmente, uma parcela muito grande de pessoas e empresas não pratica isso.

Espero que este texto tenha ajudado você, não apenas como uma simples leitura, mas como algo que você levará para o seu dia-a-dia!

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