Sua empresa precisa melhorar no Atendimento?

Essa pergunta, na verdade, é uma provocação para gerar uma atitude nas empresas. Nas pesquisas de marketing, o Atendimento aparece como ponto mais importante para o consumidor, na frente do preço e qualidade. Por outro lado, é pequeno o número de empresas que oferecem um atendimento de excelência, o qual supera as expectativas das pessoas. Leia 09 dicas para você encantar seus clientes.

Quando falo que Marketing é Valor para as Empresas, essa questão do atendimento está diretamente ligada ao trabalho do profissional de marketing. Não basta colocar campanhas nas ruas, é preciso certificar se a empresa está contratando pessoas que gostam de fazer atendimento, treiná-las constantemente e acompanhar o desenvolvimento desses profissionais.

“Marketing é pensar no cliente o tempo todo”. (Kotler)

Considero a frase acima sensacional, porque ela nos mostra que todos os pontos da empresa que “pensam no cliente” deve ser cuidado pelo pessoal do marketing. Analisando isso, o marketing envolve-se com o todo da empresa e o Atendimento é onde tudo começa. Um cliente mal atendido não volta, muito menos indica. O que esse consumidor irá fazer é falar muito mal da experiência que teve com tal empresa.

Abaixo, alguns pontos fundamentais para um profissional que deseja atender um cliente com excelência:

  • Atenção com o cliente;
  • Empatia;
  • Simpatia;
  • Paciência;
  • Compromisso;
  • Ser um Consultor;
  • Saber ouvir;
  • Educação;
  • Entender o cliente;
  • Agilidade na solução.

Poderia-se, aqui, listar muitas outras. É apenas uma direção daquilo que tem se tornado um diferencial nas empresas. As empresas que investem nos profissionais de atendimento são aquelas que se destacam no mercado. Imagine um mercado com tantas opções de escolha para se comprar um produto ou serviço e sua empresa é apenas mais uma?! Fica difícil crescer nesse mercado, certo?

O que chama a atenção é que, quando se fala em atendimento, todos os empresários reconhecem a sua importância, falam sobre situações em que foram mal atendidos. O que falta é olhar para dentro da sua própria empresa. Será que não estão cometendo os mesmo erros? Nós, que somos da área de marketing, sabemos que o investimento para fidelizar clientes é bem menor do que para conquistar novos clientes. No entanto, a maior verba de marketing é direcionada para prospectar mais clientes.

Se a sua empresa ainda não possui um Padrão de Atendimento, está na hora de pensar seriamente nisso!

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Excelência no atendimento ao cliente se faz com estratégia e prática. Se precisar de ajuda, estou aqui para orientá-lo!

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(Fonte imagem de capa: Idea Experiência do Cliente)

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