Sua empresa tem coragem para inovar?

Após meu período de férias, está na hora de retomar as atividades! No primeiro texto do ano, decidi falar sobre Inovação, porque enquanto profissional da área de marketing, entendo que este é um dos melhores caminhos para uma empresa crescer.

Inovar não necessariamente está relacionado à invenção da energia elétrica para a humanidade. Uma empresa pode promover simples inovações, mas que trarão grandes resultados. Pode-se inovar no atendimento, no processo de pedidos/entregas, na imagem da empresa perante o mercado, no lançamento de um novo produto, entre tantas coisas, e o marketing está aí para isso, para ajudar as empresas nestas mudanças.

O mercado está mudando a uma velocidade jamais vista, e isso a grande maioria dos empresários já se deu conta. O que ainda está faltando é coragem para promover ações mais significativas e transformadoras para suas empresas. Inovar é preciso e isso exige profissionais qualificados e comprometidos com resultados e as decisões precisam ser tomadas de forma mais rápida.

Conforme Steve Jobs falou “A inovação distingue um líder de um seguidor”, portanto as empresas que já são líderes em seus segmentos ou que desejam ser, devem buscar inovação a todo momento. Empresas líderes saem sempre na frente, lançam novas ideias, novos produtos e serviços, e conquistam cada vez mais espaço no mercado.

Por outro lado, inovar não é fácil, exige muita coragem. A partir do momento em que se pensa em promover mudanças, muitas dúvidas surgem e o empresário tem medo de errar. Ter medo e incertezas é muito normal, porém não a ponto de paralisar suas atitudes. Então, para isso, é preciso reunir as melhores pessoas, profissionais qualificados e capacitados e, juntos, terão uma melhor orientação sobre o que fazer e como fazer.

Inovação pode ser arriscada, mas não inovar pode ser fatal. (Philip Kotler)

O ano está apenas começando, mas passa muito rápido. Então convido você, empresário e líder, a refletir sobre sua empresa e que espaço ela deseja ocupar no mercado. Sua empresa tem coragem para inovar?

Leia também: O que você quer para 2018?

contato@heloisajeremias.com.br

Compartilhe