Você usa emoji nas redes sociais?

Observando algumas dúvidas de pessoas e empresas sobre o uso ou não de emojis, 0 texto de hoje fala sobre isso. Para esclarecer sobre esse assunto, busquei informação qualificada de uma empresa de marketing digital.

Thiago Duarte –  (imagem de capa: www.inspiraon/blog)

O mundo digital é dos emojis, você usa eles?! Muitos não entendem, mas eles atualmente guiam uma comunicação diferenciada e personalizada nas mídias sociais. Continue a leitura para entender a importância de quando usar, e principalmente, quando não usar.

Feliz, sorridente, animado, esses são alguns dos emojis mais utilizados na comunicação. Com eles, é possível determinar o tom, a intenção, a emoção ou o contexto dos textos que postamos. Servem também para enfatizar determinados assuntos, não utilizando apenas palavras.

Você deve utilizar apenas quando eles estiverem exercendo um papel importante (de adição ou complemento) na comunicação. Ao responder um cliente, ele cria expectativas de interagir com a marca. Imagine receber uma resposta bem humorada, simpática e divertida. Isso é possível com emojis. O cliente cria um vínculo emocional com a marca, que demonstra saber usar a abordagem correta com o seu público, criando interesse com a conversa e deixando de ser algo “automático” para se tornar mais pessoal.

E se engana quem pensa que somente os jovens utilizam emojis. A utilização já é generalizada graças à explosão das mídias sociais e a integração dos emojis nos teclados dos smartphones, facilitando o envio. Segundo o @viverdeblog mais de 6 bilhões de emojis são utilizados diariamente. Post’s do Facebook com emojis têm uma taxa de likes 57% maior, e as taxas de comentários e compartilhamentos 33% maiores.

É importante fazer um estudo do posicionamento do cliente na criação da persona, para entender quais emojis utilizar para se comunicar. Ah! E o mais importante! É saber quais emojis NÃO utilizar! Afinal se for uma página com o perfil mais sério, emojis descontraídos demais podem cortar o tom e a intenção do texto.

Entenda o seu público e principalmente a sua comunicação para conseguir utilizar os emojis de forma clara e objetiva, deixando a mensagem mais simpática e oferecendo a possibilidade de colocar um certo toque de humor nas comunicações de marketing.

Leia também: Expomais em Criciúma – Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

contato@heloisajeremias.com.br

Compartilhe