Sua empresa está praticando o Marketing de Relacionamento?

Em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental as empresas fidelizarem seus clientes, de forma que eles continuem comprando seus produtos e serviços e, ainda, indicando a empresa para outras pessoas.

O primeiro passo para se implantar o Marketing de Relacionamento é possuir um banco de dados com informações dos clientes. Quanto mais completo e atualizado for este banco de dados, mais ações serão possíveis de realizar.

Para que o Marketing de Relacionamento seja altamente eficaz, é necessário que toda empresa pense Marketing, e isso significa pensar no Cliente o tempo todo. Qualquer pessoa dentro de uma empresa que, em algum momento do processo, tiver contato com o cliente, ela precisa estar treinada e todos devem falar “a mesma língua”.

 

Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios de todas.
– Michael LeBoeuf –

 

Um profissional de Marketing, ao elaborar um Planejamento, deve propor sempre ações direcionadas para o Marketing de Relacionamento. Estas ações podem ser colocadas em prática através do telefone, do email, de eventos, de redes sociais, seja em datas comemorativas ou em alguma campanha de oportunidade elaborada pela empresa.

Criar e manter relacionamento com o cliente não é algo que se conquista de um dia para o outro e nem é algo a ser feito por apenas um período. A empresa precisa estar consciente de que é um trabalho contínuo ao longo dos anos.

O Marketing de Relacionamento tem o propósito de fazer com que o cliente se sinta muito importante para a empresa, que se sinta respeitado, único e não apenas mais um número. Relacionar-se com o cliente tem tudo a ver com Atendimento, algo que ainda precisa maior atenção por parte das empresas. Não é qualquer profissional que pode atender um cliente e mesmo os colaboradores com perfil para atendimento precisam ser constantemente treinados.

Sua empresa está se aproximando dos clientes de forma efetiva? Sua empresa se sensibiliza com os clientes? Se ainda não, corre para implantar o Marketing de Relacionamento antes que sua empresa perca o cliente para o concorrente. Marketing de Relacionamento funciona! Invista nele!

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