O Futuro do Marketing

O mercado está cada vez mais dinâmico e, com isso, o marketing vem ganhando força. As empresas passam a compreender a dimensão que o marketing possui no mundo dos negócios, pois os colaboradores mudaram, os consumidores mudaram e os concorrentes também. Não há mais a opção de ficar fora do marketing para as empresas que desejam crescer de forma sólida. Neste momento, é preciso ser ainda mais estratégico!

As redes sociais e as novas tecnologias estão aí para nos mostrar a nova realidade e qual o caminho a seguir no marketing: relacionamento, tratar os consumidores de forma humanizada. A empresa deixa de “anunciar” seu produto para anunciar seu “propósito”.

Profissionais de marketing começam a exercer maior influência nas empresas e esta área deixa de ser departamental para ser mais holística. Enquanto profissionais de marketing, precisamos gerar mais ideias, conhecer ainda mais os consumidores, tratá-los de forma diferenciada.

De acordo com Kotler, na última edição de seu livro Administração de Marketing, alguns pontos merecem destaques nos próximos anos:

– Desaparece o departamento de marketing e surge o marketing holístico;

– O marketing de resultados desbanca o marketing com despesas desmedidas;

– O marketing intuitivo desaparece e dá espaço para a ciência do marketing;

– O marketing que era manual passa a ser cada vez mais automatizado;

– O marketing de precisão vem com tudo e perde força o marketing de massa.

Diante deste cenário, as empresas só possuem uma alternativa: investir em marketing através de profissionais e de uma equipe qualificados para encarar este novo desafio mercadológico.

 “Este tempo, como todos os tempos, será esplêndido, se soubermos o que fazer dele.” (Ralph Waldo Emerson)

Compartilhe