O que é a concorrência para a sua empresa?

O mercado é uma disputa acirrada de empresas querendo ocupar seu espaço. Estarão em melhores posições empresas que possuem cultura de inovação, disciplina, foco no cliente e, em especial, que tratam seus colaboradores como: c – o – l – a – b – o – r – a – d – o – r – e – s.

Observem que o foco da empresa não está nos concorrentes. Porém, de forma equivocada, algumas empresas perdem tempo demais com seus concorrentes. É necessário prestar atenção neles sim, é importante e faz parte do mercado. Mas, o que acontece em alguns casos, é a empresa criticar e apontar falhas dos concorrentes.

Existe também outra situação que merece atenção. Para grande parte das empresas, seus concorrentes são aqueles que estão diretamente relacionados ao seu segmento de mercado. Então, um fabricante de biscoito teria como concorrente apenas outro fabricante de biscoito. Errado! A pessoa pode deixar de comprar um biscoito para comprar um chocolate ou até mesmo uma fruta.

Está mais do que na hora de as empresas focarem seu negócio em ser o negócio mais desejado pelas pessoas. Tão desejado de forma que elas não apenas consumam a marca, mas indiquem e falem bem para outras pessoas, principalmente, nas redes sociais.

A habilidade de aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável. (Arie de Geus)

Portanto, uma coisa é estudar os concorrentes, suas estratégias, para elaborar seu Planejamento. Outra coisa é buscar informações no intuito de difamar os concorrentes. Isto não funciona, não traz retorno algum. Parece muito simplório estar falando deste assunto e pode parecer um absurdo para empresas que são muito profissionais no que fazem. Porém, isso acontece com muita freqüência e acaba prejudicando o andamento dos negócios.

Falar mal de concorrente é muito deselegante! Empresas que possuem propósito sabem que os concorrentes estão no mercado apenas para estimulá-las a fazerem melhor, não para derrotá-los. Isso acontecerá, naturalmente, com um trabalho sério e de qualidade, focado no cliente.

Compartilhe