A preparação do profissional de vendas!

Você já deve ter ouvido falar que, quando se divulga uma vaga para a área de vendas, a quantidade de currículos que chega é enorme. Muitos, sem saber que rumo tomar profissionalmente, acabam se tornando vendedores.

O fato é que, assim como muitas outras funções, a área de vendas exige cada vez mais preparação por parte dos profissionais. Existem inúmeras ofertas de produtos e serviços no mercado e, por isso, aqueles que estiverem mais capacitados conseguirão melhores resultados. Vender é um processo e, portanto, o profissional de vendas deve dominar este processo, cada etapa, para que consiga fechar vendas mais rapidamente e melhor, sem ceder tanto desconto!

De acordo com Brian Tracy, estamos vivendo uma nova realidade em vendas:

– Hoje, há mais vendedores do que compradores.

– Vender, hoje, é mais complexo do que nunca.

– Vender, hoje, exige mais foco e clareza.

– Vender, hoje, requer uma preparação maior do que nunca.

– Os clientes estão mais exigentes.

– As vendas, atualmente, requerem vários contatos.

– Fechar uma venda está mais difícil do que nunca.

Este texto foi feito pensando em alertar as empresas e fazê-las refletir sobre como anda sua equipe de vendas. O quanto seus profissionais estão preparados?

“A parte mais importante da venda, hoje, está na qualidade dos relacionamentos que você cria.” – Brian Tracy

O processo de preparar o vendedor depende da empresa, de fornecer treinamentos e cursos, mas também do interesse do profissional de se destacar no mercado, de tornar suas vendas mais fáceis, através de muito preparo. Temos muito conhecimento e informação à disposição, basta estudar e aplicar.

“As vendas mudaram drasticamente nos últimos anos, de um processo rápido e impessoal para um processo lento e muito pessoal.” – Brian Tracy

Os melhores vendedores são aqueles que “escutam” o cliente, mais do que falam. Assim, conseguem entender a real necessidade dele para entregar o melhor produto e serviço. Fala-se do vendedor consultor e, isso, realmente faz toda a diferença no processo de vendas. O cliente precisa enxergar no vendedor alguém que “entende o que ele precisa”. “A regra mais importante nas vendas de relacionamento é “escutar cria confiança” – Brian Tracy.

Lembre-se sempre disso: os clientes compram pelas razões deles e não pelas suas. Prepare-se como vendedor, crie suas perguntas poderosas a fazer para o cliente, treine antes de ir ao encontro dele e vá com a certeza de que fechará a venda. O vendedor precisa ser profissional em tudo que faz: no seu discurso, na sua apresentação dos produtos, na sua imagem pessoal. O cliente deve enxergar o vendedor como alguém de confiança e que não está ali na frente dele apenas para fechar a meta do mês estipulada pela empresa. O vendedor está ali para ajudar o cliente a comprar.

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