26/02/2024

Como preparar Secretárias e Recepcionistas para fazerem um atendimento de valor!

Como preparar Secretárias e Recepcionistas para fazerem um atendimento de valor!

Você já percebeu como existem profissionais despreparados para a função de atendimento ao cliente? Em todos os segmentos de mercado, desde as secretárias até o pessoal da área comercial, as pessoas estão deixando de fechar vendas e reter clientes por falta de um atendimento de valor.

O que os clientes estão buscando hoje?

>>> Agilidade

>>> Comodidade

>>> Humanização

>>> Conexão

>>> Experiência

>>> Proximidade

>>> Criatividade

Essa nova realidade de comportamento do consumidor surgiu devido às redes sociais e à alta concorrência. Em pesquisa realizada pela Microsoft, 96% dos entrevistados disseram que o atendimento ao cliente é importante para se tornarem leais a uma marca. 77% dos clientes têm uma visão mais positiva em relação a marcas que peçam e aceitam o feedback do cliente.

            "Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma cultura a ser cultivada. (Mário Persona).

Os profissionais que atendem clientes devem ter essa cultura do Atendimento! Ou melhor, do Atendimento de Valor! Ao entrar em contato com uma empresa, o cliente precisa ter a sensação de que seu dia ficou melhor ao conversar com aquela pessoa. O cliente precisa sentir que aquele atendimento foi diferente de todos que ele já recebeu. Fazer isso requer essa cultura e também a postura de um profissional que trabalha no atendimento ao cliente.

Secretárias e Recepcionistas:

Essas profissionais precisam de uma atenção maior por parte dos seus líderes! Primeiramente, é preciso acertar na contratação para, somente depois, treinar essa pessoa para realizar um atendimento de valor. O que é um Atendimento de Valor? É entendimento, é importar-se verdadeiramente com cada cliente, dando-lhes a atenção que eles merecem! Atendimento de valor é envolvimento!

O que as secretárias e recepcionistas precisam saber:

- Atendimento de Valor;

- Apresentação Pessoal;

- Postura Profissional;

- Comunicação Eficaz;

- Inteligência Emocional;

- Gestão do Tempo e Produtividade;

- Marketing Pessoal;

- Experiência do Cliente;

- Jornada do Cliente;

- Fidelização de Clientes;

- Clientes Difíceis;

- Tecnologia e Humanização;

- Comunicação nas Redes Sociais;

- Técnicas de Vendas.

Observem que essas profissionais precisam de uma qualificação maior. Antes era muito mais fácil conquistar e reter clientes. Hoje, mesmo com todo este preparo ainda é complexo. Portanto, tire um tempo para observar. Primeiro, se você está com a pessoa certa para, depois, treinar essa profissional!

Leia também: Sua empresa já tem um Atendimento de Valor?

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898