19/06/2024

Como vender mais no Whatsapp!

Como vender mais no Whatsapp!

O whatsapp é, hoje, o principal meio de comunicação entre marcas e clientes. Portanto, ele se torna uma ferramenta poderosa para a empresa vender mais. No entanto, poucos são os profissionais que estão preparados para atender a esses clientes de forma tão eficaz a ponto de converter em vendas.

Qual o grau de comprometimento do seu time de atendimento e vendas?

Vender mais e melhor, hoje, requer uma nova mentalidade - a mentalidade de "Vendas de Valor". Essa é aquela venda na qual o cliente percebe que negociar com você é DIFERENTE! Você se importa com ele de verdade e está envolvido para ajudar ele a comprar. Quando a gente fala em ajudar o cliente, estamos falando em ser amigo e conselheiro. Um vendedor consultor, que conhece bem o produto que está vendendo e também conhece bem o cliente. Uma Venda de Valor é aquela na qual o cliente fica seguro e feliz de comprar de você. Ele sente que fez a melhor escolha.

SABE O QUE O SEU CLIENTE DESEJA? Que você faça ele se sentir importante!

Deseja vender? Então precisa se envolver mais em cada atendimento. Se você não fizer isso, o concorrente fará e…vai levar o cliente pra ele! Se vender está cada vez mais complexo, nosso esforço deve estar na mesma proporção. Ou a gente realiza um atendimento altamente profissional, preparado, ou as vendas irão cair drasticamente.

O atendimento é determinante para o cliente escolher você ou seu concorrente. Precisa aumentar as vendas? Prepare-se para entregar valor e experiência do cliente! Sempre precisou ser assim! Mas com a forte concorrência que as empresas enfrentam, é determinante praticar um atendimento de comprometimento e de envolvimento para surpreender e fidelizar clientes.

Como vender mais no Whatsapp:

1. Primeiramente, certifique-se de que a sua apresentação no WhatsApp esteja altamente profissional: foto de perfil, texto perfil, catálogo, endereço. Procure usar a versão do WhatsApp Business;

2. Tenha uma linguagem mais coloquial, só tome cuidado com erros de escrita, gírias. Você precisa manter o profissionalismo;

3. Envie áudios curtos e preste atenção pra não ser repetitivo no mesmo áudio;

4. A palavra de ordem é “envolvimento”. Você precisa ter “interesse” pelo cliente, fazer perguntas, responder com vontade e clareza, enviar imagens, vídeos. O cliente chegou até ali, não deixe ele escapar para o concorrente;

5. Agradeça sempre pelo contato, se o cliente comprar ou não;

6. Utilize o status do WhatsApp para divulgar a empresa. Ele é mais visualizado do que você imagina;

7. Atenção para o que você pode ou não fazer para não perder sua conta no WhatsApp.

O mais importante é que você entenda a importância deste meio para a sua empresa. Entender que é sobre quando e como seu cliente quer ser atendido. A agilidade é determinante quando falamos em Atendimento e o WhatsApp também exige isso. Deixar alguém esperando no WhatsApp demonstra que sua empresa não está preparada para o novo consumidor e perder vendas será inevitável.

Há um tempo atrás, as vendas ficavam sob responsabilidade da área comercial, mas com a nova onda digital outros profissionais acabam vendendo também. Portanto, todas as pessoas que possuem contato com clientes, precisam de um preparo maior!

1. Domine as etapas do processo de vendas;

2. Aumente o valor da sua imagem pessoal;

3. Aumente o valor da imagem da marca que você está vendendo;

4. Pratique o Marketing de Relacionamento com frequência;

5. Pós-venda é indispensável nos dias de hoje.

O QUE IMPACTA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE:

>>> Agilidade: quanto mais ágil você for, você sairá na frente do seu concorrente. As pessoas querem comodidade e agilidade no processo de compra. Você precisa, então, facilitar a vida do seu cliente quando ele precisar de você;

>>> Atenção Plena no Cliente: você precisa se envolver em cada atendimento, prestando atenção máxima a cada frase e desejo do seu cliente. Faça perguntas inteligentes pra descobrir sua verdadeira "dor". Faça ele sentir que você está dando atenção, pois ouvir gera confiança;

>>> Envolvimento com cada Detalhe: seu cliente valoriza empresas que prezam por detalhes, que levam o atendimento com capricho, que escrevem corretamente, mas sem perder o tom da informalidade. Detalhe nas imagens, nos vídeos, na informação completa.

>>> Entregar mais do que o esperado: faça mais do que o cliente está te pedindo, supreenda-o de alguma forma, isso não precisa ter custo necessariamente;

>>> Trate o cliente como Único: mesmo que você tenha uma lista enorme para atender, faça com que cada cliente se sinta único, dando atenção máxima conforme já mencionado. As pessoas gostam de se sentirem assim. Gostam de receber atenção, de serem ouvidas. O cliente precisa perceber isso da sua parte;

>>> Proporcionar a melhor Experiência: o seu atendimento, como um todo, precisa ser superior ao de qualquer outra empresa. A experiência deve estar em todo o processo, do início ao final. Você pode fazer isso através de palavras, de vídeos, de imagens, de mimos, de algo que ele não esteja experando. Proporcionar esta experiência incrível fará com que você venda na primeira, que seu cliente volte, indique e que não seja tão sensível ao preço.

Vender está cada vez mais complexo devido à concorrência que aumenta a cada dia e também por causa de um consumidor cada vez mais informado e exigente! Se você e sua equipe não estiverem preparados, muitas oportunidades serão perdidas! Já parou pra pensar em quantos contatos não foram revertidos em vendas por causa de um atendimento despreparado?

O mercado já não é mais o mesmo há um bom tempo. Precisamos de mais esforços para realizar uma venda, e o atendimento preparado é crucial neste processo!

- Esteja sempre atualizado com informações de Valor;

- Sua postura de entusiasmo e confiança é determinante;

- Seu cliente busca solução e, para isso, você precisa realmente se importar com ele;

- Envolva-se com o cliente potencial;

- Faça Marketing de Valor, de qualidade. O cliente está atento ao seu capricho e preocupação com os detalhes.

Leia também: Como preparar secretárias e recepcionistas para realizarem um Atendimento de Valor.

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898