10/01/2024

Entenda melhor sobre o que é Marketing!

Entenda melhor sobre o que é Marketing!

Fiz uma enquete nos stories do Instagram e meu público pediu para que eu escrevesse sobre Marketing. Entendo este resultado como uma necessidade que o mercado vem apontando: fazer marketing de qualidade e que dê resultado, diante de tanta concorrência e com as redes sociais dominando como estratégia.

Tem uma frase do Kotler que acho incrível e que explica muita coisa:

MARKETING É PENSAR NO CLIENTE O TEMPO TODO!

Se você tem um produto/serviço, você precisa estar atento se ele está atendendo as necessidades e desejos dos seus clientes, se está superando seus concorrentes. Você precisa estar atento também, e muito atento, ao Atendimento. O Atendimento é fator decisivo no momento da compra. Um atendimento profissional e humanizado faz com que seu cliente volte, indique sua empresa e não reclame tanto de preço. Nas suas estratégias de marketing, seu "cliente fiel" precisa ter espaço especial! Você deve lembrar o seu aniversário, promover campanhas promocionais, dar algum mimo. Ou seja, durante todo o ano, você precisa criar ações de relacionamento pra continuar na mente deste cliente que valoriza o que você vende.

Você está lendo este conteúdo pra entender melhor sobre Marketing. Vamos lá:

Marketing é uma palavra em inglês e que, se fôssemos traduzir para o português, no gerúndio, ficaria "mercadeando". Vamos pensar que marketing é "mercado" e, neste mercado, temos:

                                                       EMPRESA

                     CLIENTE                                                     CONCORRENTE                      

>>> EMPRESA: ela precisa usar o marketing para lucrar, através dos seus produtos/serviços.

>>> CLIENTE: a empresa precisa atender suas necessidades e desejos, superando-os.

>>> CONCORRENTE: a empresa deve estar atenta pra fazer sempre melhor do que os concorrentes.

Esta é uma explicação simplificada para que você entenda a dinâmica do Marketing e a dimensão que ele tem no seu negócio. O Marketing ficou muito tempo sem ser valorizado e entendido. Agora, que o mercado está mais complexo, o Marketing está ganhando vez! Tem outra frase do Kotler que gosto muito e que mostra o quanto o Marketing é importante:

Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.

Uma das partes que eu mais gosto desta explicação do Kotler é quando ele fala para "convocar a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente". Isso significa que todos na empresa precisam ter a cultura do marketing e fazer o seu melhor pelo cliente. 

COMO SE FAZ ISSO?

A empresa precisar ter estratégias para os 4 Ps do Marketing que são: Produto - Preço - Praça - Promoção! Antes da "promoção", que é divulgar o seu produto, você precisa estar certo de que tem um produto adequado, alinhar o preço e colocar ele disponível para vender (praça). Cada um destes itens precisa ser estudado, pesquisado e ter estratégias. Não é tão simples! Por isso a importância de um profissional especializado em marketing estratégico!

Falei que as Redes Sociais estão dominando como estratégia. Este é um fato e a empresa precisa ter também um profissional especialista no marketing digital. E, atenção: temos poucos profissionais realmente bons nisso e que trazem resultados. Não basta criar um post e postar!!! Marketing é estratégia, portanto marketing digital necessita disso. 

MARKETING SEMPRE VAI PRECISAR DE ESTRATÉGIA. PODE MUDAR O MEIO, MAS A ESTRATÉGIA É A BASE!

Você pode pesquisar mais sobre Marketing e outros temas aqui no meu site ;)

Leia também: A Importância do Marketing Estratégico!

 

Oi, vamos conversar? (48) 99951-4898