No texto anterior, falei um pouco sobre o Marketing, os 4 Ps, dando uma visão geral sobre o quanto o marketing impacta nos negócios. Neste texto de hoje, trago alguns exemplos de estratégias usadas com meus clientes nestes mais de 18 anos de mercado.
Case 1
Um cliente me chamou para “melhorar o Instagram”. Como Consultora, fiz uma análise e diagnóstico da empresa e mostrei que o foco, no momento, está no terceiro P do Marketing: a Praça! A loja era antiga, precisava mexer na estrutura interna e externa antes de fazer mais propaganda. O próprio local, estando melhor, daria conta de trazer mais clientes.
Case 2
Tem um case que me enche de orgulho também. Uma empresa que precisava se reposicionar no mercado para transmitir a qualidade do que entregavam. Foi feita uma nova identidade visual e posicionamento. Hoje, no setor, o marketing dela é referência nacional. Continuamos trabalhando fortemente o branding dessa empresa, que evolui rapidamente.
Case 3
Como um profissional pode se tornar referência na sua área no Brasil? Este case é incrível, no qual todos os Ps do Marketing estão alinhados: Produto/Serviço, Preço, Praça e Propaganda! A cliente possui um local lindo, acolhedor, todo conceitual. Consegue cobrar um valor mais alto do que a concorrência e pratica todas as formas de marketing, incluindo o social!
Case 4
Agora, um case desafiador! Uma marca nova entrando em um mercado com forte concorrência. Marcas já conceituadas e que continuam a evoluir em tudo. A estratégia foi criar uma marca com cores diferentes do que o mercado já apresentava e um posicionamento também diferente, que transmitisse o que era o produto “inovador”.
Tenho muitos outros cases e cada empresa faz uma trajetória no marketing. Mas trabalhar os 4Ps é determinante para seu sucesso no mercado.
O trabalho de marketing deve ser pensado e realizado para entregar valor.
E o que significa isso?
Significa o cliente ter a percepção dessa entrega e de que seu produto ou serviço é melhor. Entregar valor é fazer o algo a mais. É fazer com que o cliente esteja convencido a pagar por ele. Quando pensamos nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), também devemos estar atentos na experiência do cliente nestes quatros itens.
A construção de uma marca requer tempo, investimento e constância. O próprio nome já diz “construção”. Planejamento é essencial para toda marca, e seu fortalecimento no mercado está diretamente relacionado com o quanto você pensa de forma estratégica.
Leia também: Estratégias de Marketing - Parte 1