Quando eu falo em Marketing, estou me referindo ao todo, não apenas na Comunicação. Se a gente fosse resumir o que envolve o marketing, podemos dizer que:
> Cliente ou Público-alvo
> Concorrentes
Portanto, para criar estratégias que realmente trazem resultados, precisamos avaliar o perfil do nosso público-alvo para poder atendê-lo, satisfazê-lo e mais ainda "surpreendê-lo. Para isso, precisamos estar atentos aos principais concorrentes, pois nossa marca deve estar à frente, fazer melhor.
Após fazer esta análise e outras mais profundas, passamos para a etapa de POSICIONAR A MARCA NO MERCADO. O que vamos dizer sobre determinada marca no mercado que seja importante para seu público-alvo e que nenhum concorrente fala ainda? Que atributo principal deve conter neste posicionamento para torná-la única? Lembrando sempre que: criado o posicionamento, você deve se manter fiel a ele, usando no ambiente interno (colaboradores, equipe) e na comunicação externa da marca. Este posicionamento é o que fará você diferente dos demais! Cada vez mais, com tanta concorrência, o objetivo do marketing e das marcas é FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO.
Para fazer o marketing, a gente precisa entender sua evolução. Desde o marketing 1.0 até o 5.0, que é o atual. Confira aqui no meu Instagram! O Marketing 5.0 é a evolução do Marketing, que se adaptou a mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade mundial, como a pandemia de Covid-19.
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O mercado passa por uma verdadeira mudança de cultura.Os consumidores estão atentos às marcas como nunca se viu antes. Precisamos melhorar a experiência do cliente, aquilo que fará ele ter uma percepção muito positiva. Analisando a jornada de comprar do seu público-alvo, você vai perceber algumas coisas que passam a ser essenciais:
1) Humanização;
2) Agilidade;
3) Sensação;
4) Proximidade;
5) Propósito. Leia aqui: Marcas com Propósito!
Quando for desenvolver um Planejamento de Marketing, lembre-se: o Marketing de Relacionamento deve estar entre as suas prioridades! Leia aqui: Marketing de Relacionamento: você precisa fazer!
Para estar preparado para 2022, devemos estar atentos às Tendências de Marketing. Trago as principais delas aqui:
O mercado passa por uma verdadeira mudança de cultura.
• Marketing de conteúdo
• Móbile Marketing
• Aplicativos
• Vídeos
• Big Data
• Automação
• Relacionamento via Bots
• Telegram
• LGPD
• Referral Marketing ou Marketing de Referência
• Experiências em Tempo Real
INTERATIVIDADE é tendência porque as marcas precisam, cada vez mais, criar conteúdos que se destaquem em meio a uma infinidade de publicações na web.
Você está preparado para 2022? E o seu concorrente, você acompanha as movimentações dele?
Leia também: Tendências de Endomarketing e Endobranding para 2022