O trabalho de marketing deve ser pensado e realizado para entregar valor!
E o que significa isso?
Significa o cliente ter a percepção dessa entrega e de que seu produto ou serviço é melhor. Entregar valor é fazer o algo a mais. É fazer com que o cliente esteja convencido a pagar por ele.
Nós, da área do marketing, estamos falando muito sobre experiência do cliente. Este termo está relacionado com a jornada de compra e tem ligação também com a tecnologia. Estamos vivenciando a era do Marketing 5.0!
“É uma decisão de onde máquinas e pessoas se encaixam melhor e proporcionam mais valor ao longo da jornada do cliente. A tecnologia do futuro é aplicada para ajudar os profissionais de marketing a criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo desta jornada.” (Kotler)
Quando pensamos nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), também devemos estar atentos na experiência do cliente nestes quatros itens. A tecnologia está aí pra tudo e, portanto, precisamos aplicá-la da melhor forma.
A questão central é que, desde o momento em que seu cliente entrou em contato, todos os seus canais devem estar alinhados para atendê-lo. Seu cliente precisa ter a sensação de que você ofereceu um atendimento superior ao de outra empresa.
Para entregar valor, sua marca precisa de uma proposta de valor única! É aquela promessa que torna sua marca diferencial, mas que é genuína e realmente será entregue.
O cliente perceberá o valor através de alguns elementos como: qualidade, atendimento, preço, prazo de entrega, de pagamento, como também o quão simples foi o processo de compra com a sua empresa. Afinal, os consumidores buscam comodidade, agilidade para resolver as coisas.
“Assim como o trabalho de um artesão, o segredo para criar valor para o cliente está no cuidado aos detalhes.” (agendor.com.br)
Observem esta equação determinada por Kotler:
A soma dos itens da esquerda menos os da direita = valor entregue para o cliente.
Para entregar valor é preciso muito preparo, estratégia e colocar em prática! Entregar valor genuíno só traz benefícios para o seu negócio:
- Percepção positiva da marca;
- Menos sensibilidade ao preço;
- Maiores as chances de fidelizar clientes;
- Credibilidade no mercado;
- Diferenciação em relação aos concorrentes;
- Entre outros!
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