Este assunto está em alta porque a pandemia trouxe uma nova realidade para as empresas que é o trabalho remoto e híbrido. O momento é de adaptação para manter as equipes altamente produtivas, algo que sempre foi um desafio. Fiz um vídeo sobre este assunto e que você pode assistir aqui!
> Você que tem um negócio, equipe, está preparado pra essas mudanças de comportamento?
> Qual seu Planejamento de Endomarketing para o próximo ano?
> Se você quiser avançar para o Endobranding e tornar seu colaborador apaixonado pela sua marca, você sabe o que precisa fazer?
IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, realizou uma pesquisa com 900 profissionais brasileiros para responder algumas perguntas.
"Estruturas de um modelo de trabalho mais tradicionais, construídas há décadas, foram desafiadas e a colaboração foi testada ao seu limite. Em contrapartida, aquelas empresas que já carregavam a inovação em seu DNA prosperaram mais do que nunca".
Alguns tópicos da pesquisa aqui:
• Nem 100% digital, nem 100% presencial: 01 híbrido;
• Esses profissionais, de forma geral, vêem o formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%);
• Os jovens são os que mais sugerem o modelo híbrido no período de pós-pandemia. 76% de adesão entre 18 a 21 anos. 54% entre 22-37 anos;
• Trabalho remoto não significa trabalho isolado. Um dos caminhos encontrados pelas empresas para fazer tudo isso acontecer foi adotar e ampliar o uso das soluções de colaboração, na tentativa de encurtar a distância entre as pessoas;
• 62% afirmaram ter trabalhado mais no período. Ainda assim, a grande maioria dos profissionais se sentiu produtiva ou muito produtiva;
• Cultura e Tecnologia juntas, potencializando a colaboração. É a união de uma solução de colaboração e da mudança nos hábitos das pessoas;
• 87% concordam que a empresa passou a trabalhar e a resolver problemas de forma mais rápida.
Neste momento da leitura, você deve estar se perguntando o que devemos fazer, então, diante deste cenário. Algumas dicas:
1) Os gestores precisam adotar uma nova postura, especialmente com os mais jovens;
2) Trate seus colaboradores como únicos, promovendo feedbacks sobre seu trabalho remoto;
3) Ajude seus colaboradores com as dificuldades deles em relação ao trabalho remoto;
4) Tenha tecnologias modernas para agilizar seu processo de entrega, de produtividade;
5) Continue promovendo confraternizações, mesmo que à distância, usando de muita criatividade;
6) As reuniões precisam continuar e em espaço mais curto entre uma e outra;
7) Continue realizando treinamentos com sua equipe, tendo em vista que as coisas mudam rapidamente.
Tem muito mais coisas para falar sobre este assunto e já estou desenvolvendo o Projeto "Endomarketing e Endobranding de Valor" para 2022, para ajudar as empresas a evoluírem ainda mais nestes sentido!
Leia também: Guia do Marketing Pessoal de Valor.